sexta-feira, janeiro 28, 2005

Posição dominante de mercado

"A Finlândia é o país da Nokia; a Espanha é o país da Zara; e Portugal tem que ser o país do plano tecnológico." via Público

O Público cita o Dr. Manuel Pinho, actual economista-mor do PS.
A empresa "plano tecnológico" aparentemente é uma start-up que vai recorrer a capital público (capital de risco para os contribuintes) embora entregue directamente nas mãos de privados, sobre a forma inovadora de ... como é que aquilo se chama?... ah!, subsídios.
Ainda não se lhe conhece produtos, missão, plano estratégico, nem quais os recursos humanos que necessitará. Estes devem ser muitos, porque terá algo a ver com os 150.000 postos de trabalhos prometidos. Analisando as declarações dos auto-nomeados administradores e do CFO, o break-even será imediato e a demonstração de resultados (P&L, para os que gostam de americanices) mostrará resultados, antes de overheads, muito positivos. O custo de overheads não deverá ser considerado para efeitos de análise de rentabilidade. Entre os KPI's a seguir estará o número de institutos e de nomeações geradas, dada a necessidade de acompanhamento da sua implantação no mercado interno e avassaladora conquista dos mercados internacionais. Está preparado para 20 de Fevereiro um questionário aos portugueses para saber da apetência que este projecto lhes desperta.
Eu é que não quero ficar para trás. Alguém sabe para onde se enviam os C.V.'s?