sexta-feira, março 17, 2006

Les uns et les autres - II

Example

Em França os jovens manifestam-se por causa de legislação que pretende facilitar o acesso ao mercado de trabalho.
O facto é que o actual modelo (semelhante ao resto da Europa) prevê a protecção dos que já têm emprego, mesmo sendo improdutivos e causando ineficiências na economia, em detrimento de quem está de fora. Ou seja, desempregado. É o modelo actual que permite este "garrote" à contratação de jovens (ou não jovens) não permitindo a flexibilização no acesso ao mercado de trabalho.
Como explicar, então, as razões destes contestatários? Para começar, o medo do desconhecido - cresceram filhos do estado social, da sociedade com emprego para todos e para toda a vida, das garantias impossíveis de cumprir e que muitas vezes estão embutidas na legislação (até nas constituições). Depois, porque cada vez que algum governante altera esse sistema de garantias (que a realidade demonstra não serem possíveis de cumprir) causa a imediata reacção de quem desconfia que quem governa tem como objectivo último tramar os trabalhadores em benefício dos capitalistas, essa raça alienígena que ameaça a humanidade.
Os mais emocionalmente fáceis de arregimentar e levar a demonstrações públicas de descontentamento são os jovens adultos e adolescentes. Poucos tiveram alguma vez de assumir responsabilidades pelo caminho que escolhem seguir (na formação e na profissão) e pelas consequências das suas atitutes. Antes atribuiem aos governantes a obrigação de tudo preparar para lhes dar a vida segura, confortável e ao abrigo de incertezas que o estado socialista, que os seus doutrinadores lhes venderam, lhes garantiria. A demonstração do falhanço desse modelo, do não cumprimento dessas expectativas e a sua comparação com outros onde a responsabilidade individual é maior (com uma consequente maior liberdade de contratação no mercado de trabalho) não os demove. Infelizmente para todos nós.
Texto já colocado no Insurgente.