segunda-feira, julho 27, 2009

Sines - A Magia do Músicas do Mundo




Dois concertos memoráveis em Sines, no Músicas do Mundo. Em tudo distintos um do outro, mas ambos mágicos, capazes de nos transportarem para outras paragens, tenhamos nós a mente aberta ao desconhecido e ao mundo.

O guitarrista indiano Debashish Bhattacharya ofereceu-nos uma música rica em nuances, feita de melodias e padrões rítmicos que se repetiam e, depois, eram admiravelmente desconstruídos, criando uma atmosfera de rara beleza. Os delicados sons e melodias saídos da “slide guitar”de Debashish encontravam o contraponto perfeito nos ritmos das tablas e percussões indianas. Foi um convite à meditação. E a nos deixarmos ir…

O percussionista Cyro Baptista submergiu-nos numa orgia de ritmos plurais. De tonalidades várias e de loucura muita. Cada música era uma viagem de destino incerto, mas sempre cheia de adrenalina e emoção. Entrávamos em ritmos brasileiros não raro virados do avesso (quer fosse o samba ou o forró, etc) e, como por artes mágicas, desembocávamos num show de sapateado ou numa deliciosa incursão pelas terras do death-metal. Tivemos jazz, funk e até rock progressivo (um versão dos King Crimson), enfim, uma torrente de ritmos e linguagens musicais, num hino à universalidade da música. E muita comunhão e dança!

Cyro Baptista, acompanhado de quatro (excelentes) percussionistas/instrumentistas, trouxe-nos um espectáculo sugestivamente intitulado de Beat the Donkey.

Momentos inesquecíveis em Sines. Mais uma vez, o Músicas do Mundo de parabéns, pelo arrojo e sentido de risco na escolha das apostas musicais (e aqui também poderíamos falar do bluesman James blood Ulmer,sozinho em palco e cujo concerto foi filmado para o canal Mezzo, ou dos polacos da Warsaw Vilage Band).


Sines é, sem sombra de dúvida, o grande festival de música do nosso país.