sexta-feira, novembro 19, 2004

Et Tu?

"De resto, se a pergunta fosse directa e genericamente sobre o tratado («Está de acordo com o Tratado Constitucional da UE?»), como muitos defendem, também só haveria uma pergunta, sendo a dificuldade da decisão infinitamente maior, dado o enorme número de questões e de variáveis a considerar em todo o texto do tratado."

Em concordância com a noção já expressa pelo presidente da república, Vital Moreira, pensa que os portugueses seriam incapazes de apreender todo o impacto da aplicação da Constituição Europeia.
Seremos então um bando de ignaros. Todo o trabalho de explicação das novas regras de funcionamento da UE, todo o esforço que se possa fazer para que o cidadãos compreendam como os políticos, as instituições europeias e os jogos de poder entre interesses de cada país irão afectar a sua vida, é como atirar pérolas a porcos.
A descrença de Vital Moreira no sitema de voto livre, que permite que cada um faça a sua escolha baseado nas propostas que os partidos (e demais instituições políticas - nacionais ou europeias) apresentam e explicam, não é de hoje. Já parece um caso crónico de crença na estupidez dos eleitores.