terça-feira, novembro 09, 2004

Não sei quantas de uma assentada

  1. Esta jornada da bola, não correu de feição. Os verdes perderam 7 - 0. Mantem-se a esperança, natural na dita côr.
  2. Em 1989, faz hoje 15 anos, a Republica Democrática da Alemanha permitiu a livre circulação de cidadãos para fora do país. A cortina de ferro, enferrujada que estava, ruía. O Muro começou a ser destruido para mais tarde vir a ser vendido como recordação.
  3. António Lobo Antunes lança hoje um novo livro com o título "Eu hei-de amar uma pedra". É também publicada uma fotobiografia da autoria de Tereza Coelho. O locutor da TSF diz que o vencedor do prémio Fernando Namora deste ano e do Jerusalem Prize 2004, é talvez o maior escritor português vivo. Só mesmo os suecos, que não percebem puto de português, para preferirem o Saramago. Isto quando se comemora o 25º aniversário da publicação de "Os Cus de Judas", um dos livros do meu Verão.
  4. A França usa o seu poder militar para retaliar contra os ataques das forças governamentais da Costa do Marfim que mataram nove soldados frnceses da força de manutenção de paz. À ordem de Chirac, destruiram toda a força aérea (2 aviões e seis helicópteros), morrendo 30 marfinenses e 2.000 europeus estão à guarda dos 4.600 expedicionários gauleses. A decisão unilateral francesa recebeu no sábado o apoio da ONU, que se prepara para votar mais uma das suas resoluções - impostas no terreno pelo exército francês. Prova-se outra vez que a diplomacia se torna impotente sem um exército que a suporte. O cacau disparou - más notícias para os mais amigos do chocolate.
  5. A morte de Arafat será anunciada no dia em que o já escolhido novo líder da Autoridade Palestiniana obtiver o acordo de Israel quanto ao lugar onde deverá ficar a sepultura de Arafat. Sugiro Paris, perto da mulher que pelos vistos redescobriu que o amava, passados 4 anos sem o contactar.