quinta-feira, dezembro 09, 2004

Determinados em dar razão a Sua Excelência

Segundo o Portugal Diário:
"Ministro das Actividades Económicas nega assinatura de contrato para construção de blindados. Empresa austríaca diz que Portas falou com base em «expectativas» e numa carta oficial da Bombardier."
"Ainda assim, já hoje, a empresa Bombardier negou a existência de um acordo para a construção de blindados"
"Entretanto, um representante da empresa austríaca em Portugal esclareceu que o ministro da Defesa falou com base em «expectativas» das duas partes: «Esperemos que seja isso que venha acontecer, que os blindados sejam construídos na fábrica na Amadora». "

Será que é/era uma estratégia de Paulo Portas para acelerar as negociações, que pelos vistos ainda decorrem, colocando o peso da eventual não concretização do negócio, na Bombardier ou nos austríacos?
Será que quis passar a ideia que os ministros do CDS/PP actuam rápida e eficazmente, enquanto os do PSD deixaram o assunto arrastar-se?
Em qualquer caso, trata-se da escolha de mais um "campeão nacional", uma multinacional canadiana que passa por um processo de redução de capacidade instalada por toda a Europa. Resta saber se a construção destes veículos na Amadora tem menos custos para a fazenda pública (porque não em Setúbal? ou no Tramagal?). Mesmo que assim seja, o problema colocar-se-á outra vez em 2009, data anunciada por Portas para o, agora "eventual", fim da produção.