sexta-feira, dezembro 10, 2004

Prémios

Hoje é dia da entrega dos Prémios Nobel.
Em Oslo vai ser entregue o da Paz. A recipiente deste ano é a queniana Wangari Maathai pelos seus esforços na reflorestação do Quénia e no evitar de possíveis conflitos agrícolas e ambientais nesse país.
Não me parece que seja tão relevante como o prémio atríbuido a D. Ximenes Belo e a Ramos Horta, mas mais justificável se a compararmos como outros vencedores anteriores (como Arafat).
No entanto esta senhora tem algumas outras ideias muito pouco convencionais e ainda menos geradoras de apaziguamento ou Paz. Segundo a Economist (link premium):
"(...) she thinks the virus was created by “evil-minded scientists” to kill blacks: “It is created by a scientist for biological warfare.” Ms Maathai also argues that condoms cannot prevent transmission of the virus."

Outro prémio entregue hoje cabe à AMI - Assistência Médica Internacional. Esta organização portuguesa venceu o Prémio Direitos Humanos, da Assembleia da República. A atribuição justifica-se "pelo trabalho meritório desta organização não governamental na luta contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra".