quinta-feira, janeiro 20, 2005

Choques de inovação

"O verdadeiro desafio da Europa - e a resposta para aumentar a competitividade - é pegar nas empresas que já existem e torná-las inovadoras, em vez de gastar demasiado tempo em novos negócios."
ExampleExample
Quem o disse foi Gary Hamel, citado pelo Público.
Conheci o trabalho deste senhor quando, há uns anos, participei numa "task force" internacional na empresa onde trabalho. O objectivo era fomentar uma cultura de inovação; fomentar o pensamento "fora da caixa". O livro "Leading the Revolution" ainda está na estante lá de casa. Uma das coisas que, para mim, se tornou óbvia com as acções desenvolvidas por essa "task force" foi que a inovação empresarial não nasce por regulamento interno nem por se orçamentar o seu fomento. Nasce pela liberdade de questionar processos, produtos e até pessoas. Deixar espaço aos operacionais para que os projectos que apresentam possam ser avaliados sem limites conceptuais - diferente de sem limites orçamentais.

Talvez o Eng. Sócrates devesse ter isto em consideração quando fala de criar em Portugal um choque tecnológico: desregulamente a criação de empresas, implemente a livre contratação no mercado de trabalho e diminua a carga fiscal dos empreendedores. Vai conseguir (mas em mais anos do que promete) mais do que 150.000 postos de trabalho.