segunda-feira, março 28, 2005

Do fim de semana

1º Basta a possibilidade de António Guterres ser o escolhido para próximo Alto Comissário da ONU para os Refugiados, para os socialistas reavaliarem a lista de presidenciáveis. Se a isto juntarmos o facto de as sondagens darem sempre a Cavaco Silva uma vantagem enorme sobre o líder da Internacional Socialista, temos que uma alternativa deva começar a ser considerada e o mais pronto possível apresentada. Será que António Vitorino volta a borregar?

2º O comissário europeu para o desenvolvimento visitou Cuba no seguimento da reaproximação da UE ao regime de Fidel Castro. Grande parte deste processo deve ser creditado aos esforços do governo espanhol de Zapatero. Ao mesmo tempo, a Amnistia Internacional lembrou que existem pelo menos 70 presos políticos em Cuba, vítimas de maus tratos.
A mim causa-me alguma perplexidade a ingenuidade com que os espanhóis apelam ao velho ditador para que os liberte, na esperança que a cenoura do reatamento de relações lhe altere as convicções políticas sobre liberdade de expressão e os direitos humanos.