terça-feira, março 29, 2005

A Propósito do Inquérito

Luís, parece-me que os portugueses olham o futuro menos sombrio, um sentimento de optimismo está lentamente a ganhar forma.
Talvez se sintam aliviados por se terem desembaraçado do governo PSD/CDS, que associam a um tempo de desemprego e de aumento do custo de vida. Talvez se identifiquem com o período da governação guterrista, o “boom” consumista a ela associado, a aquisição de casa própria e a ilusão do crédito fácil, na esperança de que o novo governo PS resgate esse tempo perdido. Sabemos que o crescimento dessa época tinha pés de barro, mas havia mais emprego e, acima de tudo, confiança no futuro; para muitos, a prosperidade desenhava-se no horizonte.
As pessoas esperam, naturalmente, uma melhoria do seu nível de vida, mais rendimento disponível para financiar os consumos a que se habituaram. É compreensível que não queiram um aumento dos impostos.
Para satisfazer tais expectativas, é verdade que o ouro do Brasil dava muito jeito. Mas poderia também ser o caminho para o logro, como nos demonstra a História de Portugal.