segunda-feira, janeiro 23, 2006

Novo presidente

E pronto, Cavaco Silva venceu as eleições.

Para Mário Soares foi a noite de pesadelo, tudo qo que se temia aconteceu e numa escala que ele se recusava a acreditar. Pode agradecer ao PS e a sim próprio. Desde a forma como a candidatura foi lançada, até à forma prepotente como conduziu a sua campanha, Pensou que bastava dizer, estou aqui, o vosso mentor, votem em mim. Não é assim que se lida de forma respeitosa com o eleitorado.

Louçã, também um grande derrotado. Acho engraçada, senão patética a forma como tenta fazer um discurso de vencedor quando é um dos grandes derrotados da noite. Também mais uma vez mostra que o objectivo da sua campanha era puramente destrutivo ao dizer, perdemos porque Cavaco venceu na primeira volta. Esqueceu-se de dizer que perdeu porque não passou à segunda volta, o que pediu nas ultima semana da campanha, e porque desceu em relação ao resultado do BE.

Jerónimo de Sousa subiu em relação ao resultado do PCP, mas não passou à segunda volta. E essa era a sua meta, a acreditar nas suas palavras na campanha.

Manuel Alegre perdeu por não obrigar Cavaco Silva a uma segunda volta, mas teve aquela vitória moral, ficou muito à frente de Mário Soares e foi quem mais pressionou Cavaco Silva.

Cavaco Silva ganhou, é o novo presidente.