segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Princípios e pontes

(...)"qualquer que seja o juízo negativo que possamos fazer sobre o sentido, a oportunidade, a intenção e o teor destas caricaturas, ele não põe em causa, de modo nenhum, o direito à liberdade de expressão"(...)
"nada justifica a violência, porventura orquestrada, pelo menos tolerada, que essas caricaturas provocaram em diversos países do mundo muçulmano"

"A nossa obrigação é que cada vez construamos mais pontes. Já chegou o Muro de Berlim e o muro construído recentemente entre Israel e uma parte da Palestina. Não vamos agora fazer um muro no Mediterrâneo! É preciso é pontes e alguns túneis, também"(...)
"porque não, além do campeonato do Mundo e do campeonato da Europa de futebol, fazer um campeonato Euro-Árabe? Acho que era uma das coisas que mais podia aproximar"

Talvez o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros esteja tão ocupado a escrever comunicados que não representam ninguém, que se tenha esquecido da oportunidade que vai ter, em breve, de construir pontes, viadutos ou autoestradas com os legítimos representantes do regime dos Ayatollahs. Para mais, poderá fazê-lo no âmbito de um campeonato mundial de futebol: é já a 17 de Junho que os jogadores portugueses vão encontrar a selecção iraniana em Frankfurt. Certamente o Sr. Prof. estará lá e poderá estender os braços e o seus habituais rasgados sorrisos a todos os dignitários iranianos.
A não ser que seja remodelado/reformado antes disso.

Texto já colocado no Insurgente.