segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Transgénicos em Odemira - II

Vai decorrer em Odemira o seminário “Transgénicos fora do prato!” no dia 3 de Março com a participação de um verdadeiro exército de combatentes pela pureza biológica das sementeiras e alguns movimentos que apoiam as mais notórias causas fracturantes da anti globalização. O seminário promovido por uma plataforma com o mesmo nome, parte do conceito que "as culturas geneticamente modificadas não trazem qualquer benefício para a sociedade, para o ambiente ou para a prosperidade económica da agricultura".

Não é esse o entendimento do presidente da Cooperativa Agrícola de Monte Alto:
É nesta zona junto ao litoral que a praga de insectos danifica a cultura do milho, por isso a razão de, em todo o mundo, se estar a utilizar este sistema para controlar estas pragas e só em Portugal fomos os últimos a aderir a esta método.
O milho é mais resistente e a plantação é mais sã, porque não é atacada pelas pragas(...) não podemos conferir os resultados finais, agora em resultados visuais está com um estado de sanidade muito melhor.(...)
Mas, claro, nem o homem deve perceber nada de agricultura pós moderna ou alterglobalista nem os consumidores conseguirão alguma vez ter capacidade de poder escolher a origem dos produtos que consomem. Ainda bem que alguém se preocupa em proibir para evitar que possamos escolher mal.