sexta-feira, outubro 14, 2005

Transgénicos em Odemira

Depois de a C.M.Odemira ter declarado o concelho como Território Livre de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e do presidente (reeleito) se ter queixado de não poder impôr essa decisão em propriedades privadas, eis que a Cooperativa Agrícola de Monte Alto decide semear milho geneticamente modificado, produzido pela Monsanto.
Diz o seu presidente (via AMR):
É nesta zona junto ao litoral que a praga de insectos danifica a cultura do milho, por isso a razão de, em todo o mundo, se estar a utilizar este sistema para controlar estas pragas e só em Portugal fomos os últimos a aderir a esta método.
O milho é mais resistente e a plantação é mais sã, porque não é atacada pelas pragas(...) não podemos conferir os resultados finais, agora em resultados visuais está com um estado de sanidade muito melhor.(...)
Penso que a tendência desta cooperativa, como a de muitos agricultores, é a de aderir a este sistema, porque estamos cada vez mais a ser controlados pela qualidade do que produzimos e não por sistemas tradicionais em que nos começam a fazer exigências que temos de acompanhar.(...)
Contactei com vários clientes e nenhum deles levantou qualquer tipo de problema porque todo o milho que é importado vem rotulado como transgénico, excepto casos pontuais que a pessoa poderá exigir ou não, mas para consumo animal de a alguns anos para cá que quer o milho, a soja ou outros cereais são transgénicos.
Que poderá a CMO fazer perante tal vontade de ""lucro desenfreado e imediato"? Como poderá proibir os proprietários dos terrenos de fazer tais plantações?
Só coisas para apoquentar os planeadores socialistas...