sexta-feira, junho 02, 2006

Festroia

Vem aí a 22.ªEdição do Festroia, festival dedicado às pequenas cinematografias, em geral menos conhecidas do grande público.
Abre a sessão inaugural com Terje Vigen, de Victor Sjostrom.
Trata-se de um filme datado de 1917 e que é baseado num poema de Henrik Ibsen. Contará com o acompanhamento, ao piano, do compositor norueguês Ketil Bjornstad.
A organização inscreve esta obra no ciclo Celebração do Cinema Norueguês – 100 anos. Contudo, sabemos que o cineasta Victor Sjostrom era sueco, pelo que não sei se não haverá aqui um equívoco. Numa curta pesquisa, podemos verificar que o filme em causa é referenciado como sueco. Talvez por versar um tema caro ao patriotismo norueguês (e ainda para mais feito a partir de uma obra de Ibsen), esta nação o reivindique como “seu património”.
Para além da competição oficial dedicada às pequenas cinematografias, o festroia contará, entre outras coisas, com uma retrospectiva sobre o cineasta indiano Satyajit Ray e com a habitual secção dedicada aos independentes americanos. Destaco ainda uns Westerns vindos da defunta República Democrática Alemã.
A diversidade da programação é um convite ao desfrute da sétima arte em Setúbal.