quarta-feira, maio 07, 2008

68




















Maio de 68, canto do cisne da revolução proletária, socialista…

É uma banalidade dizer que os acontecimentos nunca se repetem, mas nesse caso ainda é mais verdadeiro, porque o Maio de 68 foi uma irrupção de factores colectivos, como os estudantes, mas também do proletariado clássico, o que ainda se verificou mais em Itália.

Maio de 68 precursor do novo (revolucionário) capitalismo.

É justamente a seguir a 68 que se esboça uma linha individualista, quer dizer, o quebrar das antigas identidades colectivas e que conduzem à ideia, hoje, de que cada um está sozinho por si e que cada um deve realizar-se no mercado de trabalho; foi essa ideia do capital humano que ganhou.
Em muitos países, como a Itália, onde o número dos ditos trabalhadores autónomos já ultrapassou o de trabalhadores assalariados. Assim, é ainda mais difícil que nasçam acções efectivamente colectivas.

Anselme Jappe, in Público, Suplemento P2, 2 de Maio 08

O momento da decadência de qualquer forma de superioridade social seguramente possui algo mais aprazível que os seus vulgares começos. Fiquei para sempre afeiçoado a esta preferência, que muito cedo sentira, e posso dizer que a pobreza me deu grandes ócios, por não ter de gerir bens aniquilados nem sonhar restaurá-los, participando no governo do Estado. É verdade que saboreei prazeres pouco conhecidos das pessoas que obedeceram às desgraçadas leis desta época.
Guy Debord, in Panegírico.