domingo, outubro 03, 2004

A UE, o Mediterrâneo e os fundos comunitários.

Noticia o El Mundo a reunião que juntou em Roma os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Espanha, França e Itália para discutir a estratégia da Europa do Sul face aos vizinhos do Norte de África.

«Los cuatro ministros han realizado una comunicación común en la que se han comprometido a "reforzar el Partenariado Euromeditarráneo" y han hecho un llamamiento común para que esta asociación goce en todos sus sectores de "recursos financieros adecuados".
Entre las iniciativas que se han discutido destaca la propuesta francesa de usar la "metodología de los fondos regionales europeos" para atribuirlos al desarrollo del norte de África y, en particular, del Magreb (...)»

Parece que o orçamento da UE só tem tendência a aumentar. A perspectiva de deslocamento dos fundos europeus para os novos membros de leste poderá levar alguns países a engendrar estratégias que lhes permitam manter o controlo de elevadas fatias do budget europeu. Não será por acaso que a proposta da "metodología de los fondos regionales europeos" vem da França.
Por um lado, interessa-lhe (para efeitos de política externa e mesmo interna) manter os estados francófonos do Magreb sob a sua influência. Por outro, aparece no quadro dos esforços que tem feito para demonstrar a injustiça que é atribuir fundos comunitários (provenientes dos impostos dos países mais desenvolvidos com taxas elevadas) aos novos membros (com taxas de imposto baixas), causando-se uma concorrência fiscal desleal.