segunda-feira, novembro 22, 2004

Jornal das férias

  1. As vistas abaixo são da Praia da Zambujeira e da vila de Odemira.
  2. Tolero moderadamente piadas sobre o meu povo...
  3. A matança do porco foi o que sempre foi. Excelente o reencontro com quem tenho menos oportunidade de conviver. Comer e beber bem. Depois de ver uma alfacinha, cortar carne para linguiça, chouriço e torresmos, lado a lado com quem o faz desde pequena, fiquei com a sensação que ainda há salvação para Portugal.
  4. Conselho para os jovens urbanos. Deixem lá o Prof. Rosas e o Marx em paz. Em vez de irem para acampamentos do Berloque, comprem bilhete na carreira lá para baixo e falem com os velhotes de mãos calejadas. Eles explicam-vos o valor do trabalho e do que vale uma enxada.
  5. Certifico que o standardizado "porco europeu" ainda não chegou a Odemira - pelo menos o exemplar preto de dez arrobas, que ao fim de dois dias estava completamente desmanchado, nunca tinha ouvido falar de Bruxelas nem da euro-constituição.
  6. Só me apoquentei enquanto fui ouvindo o relato do Vitória. Mas as febras acabadas de grelhar, recompuseram-me o espírito. Pois. E mais um copo de tinto, também não fez mal. Os torresmos não ficaram salgados.
  7. Se conduzir não beba. Eu não conduzo depois de uma matança. E agradeço que conduzam devagar. Quarenta quilómetros à hora é ir muito depressa, se a estrada fôr no meio da serra de Odemira, depois de um dia de imenso esforço gastronómico e vinícola.
  8. Só há um sítio onde faz sentido comer um sargo grelhado. Se o convidarem para ir à Zambujeira, certifique-se que está assegurado o fornecimento de sargos e faça saber que se tornou peixívoro.
  9. Estive sentado no muro da Zambujeira, num dia de sol, a ver a praia deserta e o mar verde translúcido. Foi preciso muita força de vontade para apontar o carro a norte.
  10. Ver o pôr do sol na foz do Sado, enquanto procuro sinal dos golfinhos, justifica a viagem pelo ferry.
  11. Já estou em casa. Quer dizer, lá em baixo é que estou em casa. Aqui é a minha residência temporária ainda por muitos anos.
  12. De resto, agradecimentos pelos votos que ficaram na caixa de mensagens da posta anterior.
  13. O sistema de postação mínima tem duração prevista até à próxima semana.