terça-feira, dezembro 14, 2004

Estratégias, objectivos e tácticas

O Público reporta que o PS poderá coligar-se com o BE se a maioria absoluta, que Sócrates pede aos eleitores, não fôr conseguida. O único impedimento seria o nível de non-sense das proclamações dos dirigentes do BE. De seguida veio o desmentido.
Parece-me que Sócrates só tem a perder com estes rumores. Os eleitores tradicionais do PS sempre demonstraram que preferem não se associarem com os partidos mais à esquerda. Além disso, Sócrates terá de contar com os votos de muitos dos eleitores que votaram PSD nas últimas legislativas se quer de atingir a maioria absoluta.
Tal como em qualquer mercado, se existir uma expectativa credível, o que esta coligação começa a ser, ela é incorporada nas acções dos operadores. Neste caso dos eleitores, que agirão condicionados por essa expectativa e por isso poderão não dar o voto ao PS; ou na actuação dos dirigentes do BE que poderão moderar os ataques ao PS e ao seu líder durante a campanha na expectativa de serem governo.
Noutra perspectiva, Sócrates poderá usar esta provável aliança para fortalecer o pedido de maioria absoluta. O argumento será que sem esse voto massivo no PS, este seria forçado a aliar-se com o BE (ou mesmo com o PCP) para assegurar a governabilidade do país.