Orientação curricular
O BrainstormZ acrescenta, e bem, à minha posta de ontem:
"E, hoje em dia, dada as notícias sobre a enorme quantidade de professores desempregados, haverá, de certeza, menos alunos a optar pela via Ensino. Contudo, a tal informação não existia anos atrás, quando aqueles tomaram semelhante decisão."
Má formação de expectativas, má análise da evolução do mercado, má análise do preço a cobrar pelo bem a oferecer após formação (o seu trabalho), má análise do custo de oportunidade (trabalhar desde logo / ir para a Universidade), má escolha de fornecedor de formação.
Claro que os subsídios do Estado (ensino quase gratuito para o formando) distorcem qualquer possibilidade destas análises serem bem feitas.
Será que os alunos de hoje tomam as suas decisões com melhores análises, mais informação e baseados nos "wet tests" e "moment-in-time test" dos seus antecessores? Ou será que continuam a cair no convite de "sweepstake" que é o ensino superior financiado por todos os contribuintes?
"E, hoje em dia, dada as notícias sobre a enorme quantidade de professores desempregados, haverá, de certeza, menos alunos a optar pela via Ensino. Contudo, a tal informação não existia anos atrás, quando aqueles tomaram semelhante decisão."
Má formação de expectativas, má análise da evolução do mercado, má análise do preço a cobrar pelo bem a oferecer após formação (o seu trabalho), má análise do custo de oportunidade (trabalhar desde logo / ir para a Universidade), má escolha de fornecedor de formação.
Claro que os subsídios do Estado (ensino quase gratuito para o formando) distorcem qualquer possibilidade destas análises serem bem feitas.
Será que os alunos de hoje tomam as suas decisões com melhores análises, mais informação e baseados nos "wet tests" e "moment-in-time test" dos seus antecessores? Ou será que continuam a cair no convite de "sweepstake" que é o ensino superior financiado por todos os contribuintes?