quinta-feira, janeiro 13, 2005

Regulamentar a Natureza

Ana Gomes, no Causa Nossa:
"Precisamos de seguir de perto, políticamente, a reconstrução no Aceh/Indonesia e no Sri Lanka para impedir a retomada da guerra e do conflito nessas zonas."
"Cabe-nos não deixar que os mortos tenham morrido em vão: esta tragédia deve ser o ponto de viragem pela boa governação global, por uma globalização mais justa para todos."

Não consigo imaginar o que a globalização tem a ver com maremotos, tsunamis, terramotos, quedas de meteoritos ou outras ocorrências naturais que causem perdas de vidas humanas. Talvez a euro-deputada queira regulamentar as leis da Natureza.
Os mortos resultaram de um cataclismo. Não cairam em luta por um ideário. Não devem ser usados como argumento para justificar a necessidade de alterações à globalização, tal como ela é entendida pela euro-deputada.
A luta contra os "tsunamis da pobreza" (sic) será melhor servida se os senhores euro-deputados ajudarem a acabar com os entraves que as políticas proteccionistas colocam no acesso aos mercados europeus por parte dos produtos dos países mais carenciados.