quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Portugal no "Le Monde"

""Mitterrand a été un mythe, mais ma source d'inspiration ce sont les pays nordiques" via Le Monde

As palavras são de José Socrates em entrevista ao Le Monde, onde volta a falar de apresentar aos portugueses um discurso de confiança, em tornar Portugal competitivo mas mantendo altos níveis de protecção social e de fomentar a inovação ao "fazer entrar" (sic) 1.000 licenciados em tecnologia e gestão nas PME. Sócrates esclarece ainda os franceses que o único momento de fractura nacional, em termos do entendimento geral sobre política externa, deu-se aquando da cimeira açoriana e por causa da guerra no Iraque. Ele irá restaurar essa coesão, mas ao contrário dos espanhóis, não retirará do Iraque. Não sei quem ele "não" retirará, mas enfim...
Dá-se a curiosidade da entrevista ter sido feita em Setúbal, como se pode ler abaixo do título da mesma. Noutra reportagem sobre o momento eleitoral português, o Le Monde, diz que Setúbal é "la grande banlieue de Lisbonne" (o grande subúrbio).
Neste texto, o jornal qualifica Santana Lopes de "conservateur", "homme élégant, populiste imprévisible et beau parleur". O Bloco de Esquerda aparece como o partido que "réunit intellos "bobos", maoïstes et ouvriers".