quinta-feira, abril 07, 2005

Alternativa?

Via Setubalense:
«No dia em que a extensão do serviço ferroviário da Fertagus que liga Setúbal a Lisboa assinala seis meses de existência, o balanço que a empresa faz é positivo.Diariamente 75 mil pessoas escolhem este transporte para se deslocarem.(...) se tem vindo a registar "a expectativa de alguns clientes no sentido do reforço da oferta no trajecto Coina-Setúbal" sendo que o mesmo "dependerá sempre do nível de procura existente" mas, até ao momento, "não existem condições para proceder a quaisquer alterações de oferta".»

A frequência de comboios entre Setúbal e Lisboa não me parece suficiente para que seja uma alternativa viável ao transporte em autocarro. O tempo de viagem é semelhante e a frequência é maior, no caso do último.
Não devemos esquecer que a Fertagus é subsidiada pelos contribuintes, recebendo até 2010 cerca de 57,6 milhões de euros, como compensação da redução do período de concessão, sendo que investiu 161,7 milhões de Euros. Se considerarmos que o preço de cada viagem Setúbal-Entrecampos é de 3.9 euros, temos que o subsídio assegura à Fertagus o equivalente a 14.535.462 viagens.