sexta-feira, abril 22, 2005

Eu boçal contribuinte, não percebo nada de arte

Example O monumental monumento comemorativo do 25 de Abril, que vai ser inaugurado na Av. Luisa Todi, continua a causar polémica. Muitos têm sido os que criticam o conceito, os materiais e a dimensão da estrutura. Esta consiste na assemblagem de vários tetrapodes, os mesmos blocos de betão que servem para construir portos marítimos.

Sobre estas apreciações artísticas, disse Margarida Rocha, coordenadora do curso de Educação Visual e Tecnológica da ESE de Setúbal (via Setúbal na Rede), que as pessoas "não estão habituadas a observar a arte que não é figurativa" reconhecendo "uma grande carga simbólica na escultura".

Eu serei um dos boçais que acha que se trata de um amontoado de blocos de betão, representativos de um carregamento vindo da fábrica da Secil na Arrábida. Proponho mesmo que esta "grande carga simbólica" seja repartida pela senhora e pelo edil Carlos Sousa que em boa hora achou que a câmara mais endividada do país devia gastar dinheiro com aquele trambolho.

Espero que se a maioria municipal mudar, o próximo executivo mande explodir a dita coisa ou que a use nas obras de expansão do porto. Em qualquer caso, o dinheiro já está gasto, para gáudio dos que acham que os estado deve financiar opções artistícas.