sexta-feira, julho 15, 2005

Jazz em Setúbal

Ontem à noite ouviu-se jazz no Luísa Todi.
Apresentou-se ao público, com o nome conjunto de Vynil, um sexteto composto por Valter Rolo (teclas), José Canha (contrabaixo), João Maló (guitarra), João Nuno (bateria), José Martins (saxofone) e Alexandra Boga (voz). João Maló e José Martins são nomes já conhecidos (por exemplo, como acompanhantes de Maria Viana), mas confesso que dos outros não lhes não tinha notícia.

Em boa hora decidi ir a este concerto. O mesmo devem ter sentido as outras centenas de pessoas que durante uma hora e meia aplaudiram o trabalho dos músicos. Aqui, duas satisfações: poucos solos exibicionistas (como muitas vezes acontece com despropósito) e nenhumas palmas a meio das músicas, respeintando-se a audição das mesmas.
À segunda canção, já "Deus tinha abençoado a menina"-cantora para depois ficarmos "só amigos" ao longo da "caravana" do concerto. Ellington, Miles, Holliday, Gershwin... ficaram bem acompanhados por Nirvana, Bowie/Matheny, Doors e Jobim. A guitarra de João Maló foi excelente e o mesmo para o soprano e o tenor de José Martins. Do piano veio boa direcção para todos. A voz da Alexandra Boga portou-se bem nas baladas standards e muito bem nas bossas novas.
No encore ouviu-se o "Chega de Saudade", mas já tenho alguma. Espero voltar a ouvi-los.