segunda-feira, outubro 03, 2005

O Sol da Terra

Caros Investidores,

A China é o sol da terra.
Na outrora pátria de Mao, podemos hoje desfrutar da liberdade plena, ao contrário deste nosso Ocidente, estrangulado por cada vez mais burocracia, mais socialismo e mais fascismo.
Não, não é fábula. Imaginem que lá somos donos dos nossos investimentos, a riqueza por nós gerada não é arrestada pelo Estado ávido da cobrança de impostos. E que não existe essa coisa nefasta, invenção de socialistas e conservadores, das prestações coercivas para a Segurança Social, porque os chineses cultivam a responsabilidade individual e para prevenir o futuro nada melhor do que o velho pé-de-meia. E como são zelosos na aplicação dos preceitos liberais! Sabiam que na saúde eles já instituíram o princípio do “utilizador-pagador” ? E de que na educação as propinas fazem lei?
Tão-pouco há regulamentações ambientais a castrar o crescimento económico, mal de que padece o nosso Ocidente, muito por culpa dessa praga pós-moderna feita de associações e partidos ecologistas. Felizmente que, na China, estão proibidas tais formações políticas.
Invistam pois, caros entrepreneurs, não se deixem enredar pelas cantilenas da falta de liberdade política, invocada acima de tudo pelos que odeiam o capitalismo e a livre-iniciativa :
The truth is, in China there is virtually no welfarism - something most Westerners are now addicted to. So, yes, there is the hardship that comes with self-responsibilityThis got me thinking about the nature of practical freedom - of what is really important in leading life according to one's own wishes.Is it more important to be able to write a letter criticizing the government and have it published? Or is it more important tobe able to live your life with the minimum of intrusion? Is it more important to live in a country with effectively just two political parties, and a system called democracy - or a country with just one party, and a system called communism? (...)
A liberdade política, que é isso em face das oportunidade de investimento e de criação de riqueza ? Podemos prosperar hoje na China, como ontem no Chile.