terça-feira, novembro 29, 2005

Bons momentos

Depois de ter sido tão mal tratado gastronomicamente, nada como um fim de semana em que a arte culinária me foi apresentada de forma tão extraordinária.
Se sobre o "Chico Elias", dada a verdadeira instituição nacional que é, nada me atreverei a escrever (fica-vos a ementa degustada: feijoada de caracóis, bacalhau com broa, pato com migas de broa e couve, fatias de Tomar e leite creme - sim, duas sobremesas...), já sobre "A Lúria" (ou Chico da Beca) resolvo-me a escrevinhar umas linhas.
Certamente por culpa minha, indesculpável aliás, não conhecia este restaurante da aldeia da Portela. Encontrar, por mero acaso confesso, um restaurante em que a mestre culinária se dedica a preparar as suas receitas com imaginação e recorrendo aos ingredientes regionais, conseguindo apresentar pratos tão saborosos, foi uma sorte considerável: petingas no forno com broa, cebola e azeite, um magusto de carnes acompanhado de açorda de cilercas e salada saloia terminando com um arroz doce em leite creme (sim, um no outro...).
Para juntar a todas as outras razões, ficam mais estas para visitar Tomar.