segunda-feira, novembro 28, 2005

Violência nas escolas

Ouvi na TSF as declarações da ministra da educação sobe a violência nas escolas. E algumas declarações fizeram-me pensar, e lembrei-me de partilhar essa reflexões com vocês.
Diz a ministra que comparando o n.º de escolas, de professores e de alunos, chega-se à conclusão que não é uma situação grave. Do ponto de vista estatistico a ministra poderá ter a sua razão, mas do ponto de vista de realidade no terreno, não será tanto assim.
Porque, podendo ser uma minoria, existem escolas onde a violência é uma realidade constante entre alunos, alunos e professores, alunos e auxiliares de educação e até agentes externos à escola e alunos.
Porque existem escolas onde os alunos entram na sala de aula com armas brancas e não se inibem em mostrá-las.
E se a ministra diz que não são necessárias medidas a nivel geral, então essas escolas deverão e terão de ser alvo de medidas extraordinárias, para poderem tornar-se escolas normais, e já nem falo das escolas modelo que a ministra tanto apregoa.
Não ver isso, demonstra uma falta de conhecimento do que se passa no terreno, o que é grave quando o cargo nos obriga a implementar medidas