quinta-feira, dezembro 29, 2005

Ser ou não ser

Uma das coisas que me tem intrigado nesta campanha eleitoral, é o frequente uso da palavra "crispado" para classificar Cavaco Silva. Basta, aliás, fazer uma busca no Google com as palvras "crispado cavaco" para encontrar 579 referências.
Mas afinal, sendo "crispado", o que é, melhor, como é Cavaco?
Recorro outra vez à internet. No Priberam surge:
sing. part. pass. de crispar; do Lat. crispare; v. tr.; enrugar; franzir; encrespar; enclavinhar; v. refl.; contrair-se, enrugar-se.
Então e se fôr "crispação" (aponta-se, por vezes, o risco de Cavaco vir a criar muita)? Encontrei 859 referências no Google. E o que é?
derivação fem. sing. de crispar; acto ou efeito de crispar; contracção involuntária de certos músculos; enrugamento causado pelo frio ou pelo vento.
Bom, após esta pequena investigação, inclino-me para a possibilidade de os seus adversários estarem preocupados com algumas rugas que apresente e com a possibilidade de essa sua condição contagiar quem o rodeia - o país inteiro, aparentemente.
Curioso. É que me parece que a preocupação com o encarquilhar político do país, com o risco de franzir os anos que se avizinham, era melhor dirigida para as candidaturas de esquerda, baseadas em ideias que poderão significar um futuro ainda mais contraído para Portugal.
Já se acusassem Cavaco de ser capaz de encrespar alguém, creio que se refeririam aos que tanto se irritam por não o conseguirem crispar.
Texto já colocado no Insurgente.