Festroia
Via RSO:
O festival, com um orçamento de 500 mil euros, substancialmente superior ao do ano passado, apresenta 179 filmes de 48 países, o que constitui «um novo recorde», com a representação de 30 países nos filmes a concurso, assegura Mário Ventura Henriques.(...)
Mário Ventura Henriques reconhece que o evento «vai crescendo de forma imparável», graças ao apoio da Câmara de Setúbal, o qual tem sido de grande importância para a sobrevivência do festival e que este ano volta a apoiar com cerca de 150 mil euros. Quanto ao Grupo Amorim, que no ano passado comparticipou com 50 mil euros, ainda não definiu a ajuda para a presente edição.
O projecto europeu Média Program apoia com 35 mil euros e a Região de Turismo da Costa Azul com 32 mil euros. Todavia, Ventura Henriques mostra-se insatisfeito com o comportamento do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) que disponibiliza este ano 75 mil euros, depois de em 2004 ter excluído o certame da sua lista de apoios. «Este apoio é idêntico ao de há quatro anos atrás, o que não é justo, pois os custos das coisas aumentaram», frisa Mário Ventura Henriques.