quinta-feira, maio 11, 2006

Festroia

Example
Via RSO:

O festival, com um orçamento de 500 mil euros, substancialmente superior ao do ano passado, apresenta 179 filmes de 48 países, o que constitui «um novo recorde», com a representação de 30 países nos filmes a concurso, assegura Mário Ventura Henriques.(...)
Mário Ventura Henriques reconhece que o evento «vai crescendo de forma imparável», graças ao apoio da Câmara de Setúbal, o qual tem sido de grande importância para a sobrevivência do festival e que este ano volta a apoiar com cerca de 150 mil euros. Quanto ao Grupo Amorim, que no ano passado comparticipou com 50 mil euros, ainda não definiu a ajuda para a presente edição.

O projecto europeu Média Program apoia com 35 mil euros e a Região de Turismo da Costa Azul com 32 mil euros. Todavia, Ventura Henriques mostra-se insatisfeito com o comportamento do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) que disponibiliza este ano 75 mil euros, depois de em 2004 ter excluído o certame da sua lista de apoios. «Este apoio é idêntico ao de há quatro anos atrás, o que não é justo, pois os custos das coisas aumentaram», frisa Mário Ventura Henriques.

Os subsídios nunca são de mais. Mas Mário Ventura tem razão. O custo das coisas aumentaram, não só para ele mas também para todos os seus concidadãos que contribuem com os seus impostos (menos rendimento disponível para fazer face ao tal aumento das coisas) para lhe subsidiarem o festival. É pena que os pedinchistas culturais só olhem para o seu umbigo.