terça-feira, junho 20, 2006

Boas notícias

A manifestação de regozijo do Marvão sobre a mudança de direcção política resultante das eleições eslovacas, pode vir a ser partilhada por outros portugueses - especialmente os ligados à indústria económica.
É que, ao contrário do que desejariam os netos dos comunistas eslovacos e alguns bloggers portugueses (ò Marvão, esclareço já que está longe de mim chamar-te comunista!), o dinheiro dos investidores conhece poucas fronteiras e tende a beneficiar os países que não os hostilizam. Quando deixa de ser bem vindo ou as condições que justificam o investimento se alteram, não se pára a produção: transfere-se a localização. Por isso a globalização favoreceu o Leste europeu. Pelos vistos os resultados alcançados não são satisfatórios e a soberania inatacável dos votantes eslovacos decidiu dar o poder a quem lhe promete mais "social" (e aos seus possíveis aliados do SNS, nacionalistas anti-húngaros e homofóbicos).
No EUObserver:
French press says the fall of prime minister Mikulas Dzurinda in last weekend's Slovak elections could signal the end of economic liberalism in Slovakia, which has turned the country into a haven for car makers.