quarta-feira, julho 05, 2006

Calma, muita calma

A todos os portugueses que nas últimas semanas se tornaram verdadeiros "cromos da bola", daqueles bem díficeis de sair, um conselho: tenham calma.
É só um jogo de futebol.
A sério.
Não acreditam? É verdade! Garanto-vos que durante o ano há muitos cartões amarelos, o Petit despacha não sei quantas canelas e o Cristiano inventa fintas tais que as leis da física são desafiadas a cada fim de semana (e a meio também, que em Inglaterra não há meninos e os jogadores jogam muitas mais partidas que os cansados jogadores da Liga portuguesa).
Ah, e mais não sei quê, é Portugal, é diferente. Mas aqueles moços lá na Germânia não são exactamente o Portugal futebolístico que interessa conhecer e apoiar.
Portugal costuma jogar todos os fins de semana, durante o ano todo. À chuva e ao vento, ao sol e ao calor. Todos os domingos há milhares de 'tugas que vivem a festa que é um jogo de futebol ao vivo. Ao vivo, lá na bancada do estádio. A gritar que nem malucos, a desfazer a reputação da mãezinha do Sôr árbitro.
Experimentem ir assistir a uns quantos jogos na época que agora começa. Posso garantir-vos que assistirão com mais calma ao próximo campeonato internacional (o europeu de 2008).