sexta-feira, agosto 04, 2006

Israel a caminho da Vitória de Pirro?

Creio que o risco que Israel corre no Líbano é não perceber os limites do uso da força, o que pode decorrer da fragilidade do actual governo de coligação. Ou a embriaguez do poderio militar hebraico, sem paralelo no Médio Oriente.
Por exemplo, Amir Peretz, actual ministro da defesa e membro do partido trabalhista, tem-se desatacado pelo entusiasmo com que fala da empresa militar em curso, chegando a apregoar objectivos que mais tarde são desmentidos pela realidade dos factos; e pelas experientes chefias militares.
Talvez o tom belicoso, assaz presente nos discursos de Amir Peretz, se explique pela sua falta de experiência, ainda para mais numa pasta tão sensível como esta, e também pela vontade de apagar os vestígios da passada herança pacifista. Ele tem de legitimar-se aos olhos dos cidadãos, mostrar que está à altura do cargo que ocupa, em mais um momento conturbado da vida do Estado de Israel.
Mas a História também nos ensina que a guerra, se não submetida à racionalidade da política, pode desembocar em Pirro, por maior que seja o poderio militar em causa. E um Líbano destruído, arrastado para a guerra sectária, bem pode significar, para Israel, a Vitória de Pirro.