terça-feira, agosto 29, 2006

"Ser Setubalense": conversas entre bloggers - II

No grupo do Google SetúbalNow.

Afonso Costa:

Ser setubalense é perceber o namoro entre o rio e a cidade.

Rogério Silveira:

Ser setubalense é não desistir de tornar a cidade um lugar melhor para se viver. É gostar de mergulhar no mar, de choco frito e ler Bocage.

Beverly Trayner:

Ser setubalense é viver as suas limitações e ainda se sente responsável perante as gerações futuras para o seu melhoramento em acções grandes e nos pormenores.

Sara Correia:

ser setubalense tem que ser diferente de ser madeirense,lisboeta,bracarense, escalabitano, ou até mesmo português?
Falamos de um cidadão que gosta da sua cidade / sitio de residência / sitio onde trabalha.
Falamos então de uma pessoa que respeita os valores desse local, bem como as pessoas que o integram.
Falamos de Setúbal como uma cidade linda muito mal aproveitada.
ser-se setubalense?
não é nada fácil responder a esta pergunta.
Moro cá há....20 anos (?) - tenho 27 O:-) - e não me sinto de cá.
Nunca me senti. :-\ .e acho que nunca me vou sentir....com vontade de ser contrariada...please!!!
Conheço gente maravilhosa de cá, ou "emprestados" que querem bem á cidade, que apesar de conhecerem sítios mais bonitos ou com melhores ofertas, que os há, optaram por cá ficar ou para cá se mudarem.
Mas também conheço gente, setubalense, que não me faz gostar mais da terra nem das pessoas..... Pessoas que estão em muitas lojas da cidade - nada contra o comércio local!!, que ao necessitarmos de uma informação ou de uma ajuda põem uma cara enjoada e simplesmente respondem: nã sei!
Estes são so setubalenses que me marcam e me entristecem...Esforço-me....muito..para que não seja esta a imagem que me vem á cabeça quando penso em setubal e no ser setubalense....Felizmente ao longo do tempo pessoas com vontade de mudar e com valores positivos têm cruzado o meu caminho, desfazendo assim esta papão...que teima em não passar...
Quanto aos tema: monumentos....e o dizer-se mal....acho que isso já
entra na categoria acima: _ser-se português!! :-D