terça-feira, agosto 29, 2006

"Ser Setubalense": conversas entre bloggers - III

Minha resposta ao João Aldeia:


"Acaso foram colocados por extra-terrestres?"

Caríssimo João,
Eu não diria que por aliens, mas pelo desígnio (sempre obscuro...) dos poderes camarários ou da Polis. Não creio que nos mais recentes exemplos (fonte, pórtico, monte de betão e cordas, o qual comemora o 25 abril) se possa dizer que os setubalenses se tenham manifestado pela sua feitura ou pelo seu aspecto artístico. Apenas se considerarmos que os poderes políticos também têm uma delegação de direitos de elevação de monumentos (resultante dos votos obtidos na discussão do seu programa político de monumentalização da cidade), poderemos considerar que é injusta a crítica à sua existência, aspecto ou mesmo custo. Por mim, tenho sérias dúvidas sobre a representação do 25 de Abril feita por vários tripods de betão cobertos com restos de amarras do porto de Setúbal (e que custou alguns milhares de euros a uma das câmaras paradigmas da má gestão do dinheiro dos contribuintes).


Nota: Com "monte de betão e cordas" referia-me aos tetrapodes do monumento à Resistência Anti-fascista, à Liberdade e à Democracia na Av. Luísa Todi.