quinta-feira, outubro 19, 2006

Os convidados da China

A propósito do convite que o PS fez para que o Partido Comunista Chinês esteja representado no congresso a realizar em Novembro, o DN noticia:

"Duvido muito, para não dizer que tenho mesmo a certeza, que os princípios do PS coincidam com os do PCC. Primeiro, um é socialista e outro é comunista. Um é partido com existência num Estado de Direito Democrático e o outro não. Finalmente, penso que os valores do socialismo democrático nem são apresentados, quanto mais defendidos pelo PCC", escreveu outro militante socialista, Carlos Manuel Castro, no seu blogue, Tugir (tugir.blogspot.com). Posições surgidas após a exibição, em vários canais televisivos internacionais, de imagens de guardas fronteiriços chineses alvejando mortalmente cidadãos tibetanos que pretendiam refugiar-se no vizinho Nepal. País independente até 1959, o Tibete foi anexado neste ano por Pequim. O Dalai Lama, líder tibetano e Prémio Nobel da Paz em 1989, vive desde então no exílio.

Para quem não teve oportunidade de ver na televisão, podem ver aqui, no YouTube, como os guardas chineses praticam tira-ao-alvo com os tibetanos.
A reacção de José Lello é lamentável:
(...) o secretário nacional do PS responsável pelas relações internacionais do partido, José Lello, assegura que o convite à delegação chinesa vai manter-se. (...) Lello, desvalorizando o que leu nos blogues: "Os autores dessas críticas não foram eleitos para coisa nenhuma."