terça-feira, outubro 31, 2006

Poupança em queda

Hoje comemora-se mais um daqueles "dias mundais". Desta vez da poupança (via SIC):

Durante anos Portugal foi um país de gente poupada. Com receio do futuro, os portugueses deixavam de lado todos os meses uma parte significativa do ordenado. Há uma década, a taxa de poupança, ou seja, a parcela do rendimento poupada, estava nos 14 por cento.

No entanto, no ano passado, este valor já tinha caído para os 9,2 por cento. Em 2006 deverá situar-se nos 8,2 por cento. Quer isto dizer que por cada 100 euros ganhos, os portugueses só deixam de lado oito euros e 20 cêntimos.

A este propósito, recordo um texto que aqui deixei em Maio passado (também na Dia D) - "No poupar está o ganho":

Esta tendência demonstra que damos mais valor à utilização desses rendimentos na actualidade, no consumo que fazemos, que ao seu diferimento como forma de assegurar consumos futuros, em tempos de menores ou nenhuns rendimentos. Isto é preocupante por significar uma diminuição da consciência que é responsabilidade de cada um tudo fazer para assegurar o bem estar próprio e daqueles que de nós dependem. O resultado é uma transferência para a comunidade das preocupações com o futuro, ampliando a dependência face a esta.
Em Portugal, nada disto é alheio ao alargamento do conceito de “estado social” que ocorreu nas últimas décadas.