sexta-feira, novembro 03, 2006

Eleições antecipadas em Setúbal?

O PCP (aliado ao partidinho melancia) tem uma minoria de 4 vereadores face aos 3 do PSD e 2 do PS. A continuação do actual governo camarário depende da desorientação e dos desentendimentos internos nestes dois partidos bem como de outras considerações feitas a nível de estratégia nacional pelas respectivas direcções.
Algum tempo depois da reunião no edíficio Arrábida (sede do PCP e do governo setubalense) e de um primeiro momento de cai-não-cai da nova edil Maria Meira ditado pela oposição, eis que o PSD encomendou agora à Eurosondagem uma pesquisa que o ajudasse a perceber qual o sentimento eleitoral dos setubalenses. Presume-se que a posição política do partido seja ditada pela escolha dos inquiridos, o que é bem revelador da falta de rumo e da facilidade com que a espinha dorsal dos responsáveis do partido se pode inclinar para um lado ou outro. O resultado indica alguma possibilidade de Fernando Negrão ganhar.
Interessante é considerar a hipótese de a concelhia do PSD estar a tentar provar empiricamente, junto de outras instâncias com poder no partido (a distrital ou a direcção nacional), a necessidade de não cooperar com a rotação de nomes do PCP.
Uma história que me tinha sido contada por outras fontes, vim a encontrá-la repetida no "O Estado do Tempo" (cujo autor não conheço):

Que o PSD teve culpas no cartório é indesmentível. A concelhia de Setúbal, a distrital e a nacional. Desentenderam-se, atrapalharam-se, passaram-se a perna e fizeram-se ultrapassar pela velha guerrilha interna.(...)
Os social-democratas retraíram-se na questiúncula interna e no medo das comparações. Esqueceram-se que o povo se esquece! Já ninguém se lembra do Durão e do Santana a não ser as bases partidárias. Não havia perigo de lembrar os incómodos do passado que o PSD não soubesse acalmar, mas ficaram-se pelo receio e pela “calma” bafienta que vai caracterizando a ala laranja. Uns derrotados por antecipação. E depois os resultados não poderão ser os melhores com um candidato independente que não abdica do direito de contradizer o partido. É uma obstinação do homem, defeito profissional de juiz que trabalha isolado. Enfim, teimosia perigosa de quem não quer mais do que a maquina de campanha.

Quanto ao PS, e caso o PSD resolva endireitar as costas, fica com o poder de decisão. Ou seja, a possibilidade de eleições antecipadas no concelho de Setúbal pode ficar dependente de Catarino Costa. Não sei se os seus chefes políticos estarão interessados em criar a possibilidade de o PSD vir a ganhar uma câmara tão significativa como a de Setúbal.
Entretanto, continuaremos a usufruir da liderança de Maria Meira e dos controleiros da 5 de Outubro.

(obrigado ao BB pelo link sobre a sondagem)