terça-feira, novembro 14, 2006

O Salário Mínimo. Coisas da Democracia Directa no Coração do Imperialismo

O Governo prepara-se para um parco aumento do salário mínimo nacional, que regra geral tem crescido abaixo da produtividade.
Claro que a medida de um tímido aumento desse referencial suscitou a discordância do empresariado luso; dessa elite de empreendedores. E sendo um governo socialista que tem recebido o aplauso da generalidade dos analistas de direita, precisava de inflectir um pouco, ou parafraseando o antigo secretário-geral da transição comunista, Carlos Carvalhas, de piscar o olho ao eleitorado de esquerda. Nada melhor então do que, em pleno congresso, assumir o compromisso do salário mínimo.
E por falar em comunistas, que em congresso internacional reunidos voltaram invectivar o imperialismo americano; o que dirão eles da democracia participativa, que nas terras do Tio Sam parece ir de vento em popa? Dos estados do Arizona, Colorado, Missouri, Montana, Nevada e Ohio, onde os eleitores votaram em referendo a subida do salário mínimo. Do facto de terem chamado a si o cerne da decisão, em vez de a delegarem em parlamentares eleitos ou na imaculada concertação social.