terça-feira, fevereiro 26, 2008

Da insegurança em Setúbal - II

E o que tem a dizer a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Setúbal sobre a vaga de ataques às pessoas e aos bens dos setubalenses?
Da página da CMS (meus destaques):
Problemas de segurança não se resolvem à força

A presidente da Câmara Municipal afirmou, no dia 15, que a resolução dos problemas de insegurança em Setúbal não passa apenas pelo reforço do patrulhamento, em particular com os dois grupos do Corpo de Intervenção da PSP anunciados pelo Ministério da Administração Interna.

Maria das Dores Meira falava num encontro com jornalistas realizado no Espaço Aberto, a funcionar na Bela Vista, onde salientou que “não é à base da força que se combatem os problemas de segurança”.

A autarca referiu que as “recentes declarações dos vereadores eleitos pelo PSD a propósito da insegurança em Setúbal revelam, de forma assustadora, os complexos ideológicos que continuam presos à saudade de um passado autoritário em que os problemas sociais se resolviam à bastonada”.

O PSD e os seus vereadores, continuou, “quiseram, de forma demagógica e oportunista, capitalizar um sentimento de insegurança criado por alguns criminosos que não espelha, de forma alguma, a realidade do concelho de Setúbal”.

Os problemas de insegurança estão a montante, salientou a edil, acrescentando que se relacionam, nomeadamente, com o “crescimento do desemprego, os problemas sociais e económicos”.

O PSD, recordou a autarca, “teve, nos últimos 30 anos, responsabilidades governativas e é um dos principais responsáveis pelas dificuldades sociais que se vivem no País” as quais “estão na origem de muitos dos fenómenos da criminalidade”.