segunda-feira, outubro 13, 2008

Socialismo dos Ricos...

No épico Novencento, de Bernardo Bertolucci, Olmo ainda rapazinho dizia que era “um socialista dos bolsos rotos". Estávamos em vésperas da Primeira Grande Guerra, que então mudou a face do Velho Continente.
É sabido que o mundo muda sempre mais do que o nosso entendimento alcança e que a realidade permanece esquiva, por mais sofisticados que sejam os modelos de previsão/domesticação engendrados pelo homem.
No tempo breve do acontecimento, a crise financeira que faz tremer os alicerces do nosso modo de vida feito de consumo e acumulação, vemos não sem assombro os governos intervirem e, se preciso for, nacionalizarem os bancos. É o “Socialismo dos ricos”, escreve irónico o diário EL PAIS. Mas, ainda segundo o mesmo periódico, pior remédio seria nada fazer.
E assim os estados europeus injectam somas incomensuráveis em euros, dinheiro dos contribuintes para salvar a alta finança. E a que porto nos levará este barco é coisa que ninguém ousa prognosticar; em tempo de tormenta, a ciência económica-financeira parece ter-se reduzido a uma só palavra: a confiança.