segunda-feira, abril 27, 2009

O dia 25 de Abril...

Era um Sábado instável, como se hesitasse escolher entre o sol e a chuva. Em todo o caso acabou por prevalecer o sol, nessa tarde de Sábado em que dei de caras com o desfile do 25 de Abril. Foi algures nos Restauradores, ia eu caminho de uma simpática loja de discos que fica mesmo por cima da estação de comboios do Rossio, no início da Calçada do Duque. Portanto, ia dar largas à pulsão consumista/discográfica, quando vi aquela multidão de gente com cravos vermelhos e bandeiras de todas cores. Gente de todas as idades a celebrar a nossa liberdade. Fiquei ali a ver o desfile, e a não perceber muito bem o porquê de não desfilar também, eu que dantes, não assim há muito tempo, costumava ser assíduo nestas práticas. Talvez a inércia, mas no fundo da alma acho que continuo a sentir como eles, os manifestantes. Que, apesar de tudo, o espírito de Abril permanece vivo. Que muito foi feito ao longo destes anos, apesar do que ficou por fazer (desde logo o combate às desigualdades sociais). Que Abril prevaleceu, apesar de um mês de Novembro...

P.S. E quanto às compras, a acho diversidade imperou. Do (grande) Mile Davis aos Ainmal Collective, passando pelos High Places e o Eric Burden (Love is).