quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Da Avaliação. Ou do Admirável Mundo Novo do Capitalismo Triunfante

A crise mundial levantou a ponta do véu sobre o absurdo das práticas e prémios dos executivos financeiros, espécie de sumo sacerdotes deste nosso capitalismo. Porém, outra categoria assaz perniciosa, mas central ao sistema assente no primado do lucro acima do homem, é a dos profissionais dos recursos humanos; em particular, os ligados à avaliação. Ou, melhor dizendo, à avaliação enquanto feiticismo. Porque, em bom rigor, há várias formas de terrorismo. Há o protagonizado pelos arautos do Islão e há o que se traveste da tecnocracia dominante (descrito como violência simbólica), para falar das mais em voga no nosso tempo. Em comum, ambos combatem a individualidade e a dissidência. Em comum, ambos causam destruição e morte.
Esta entrevista sobre o suicídio no mundo do trabalho aí está para ilustrá-lo:

Afecta certas categorias de trabalhadores mais do que outras?
Na minha experiência, há suicídios em todas as categorias – nas linhas de montagem, entre os quadros superiores das telecomunicações, entre os bancários, nos trabalhadores dos serviços, nas actividades industriais, na agricultura.

No passado, não havia suicídios ligados ao trabalho na indústria. Eram os agricultores que se suicidavam por causa do trabalho – os assalariados agrícolas e os pequenos proprietários cuja actividade tinha sido destruída pela concorrência das grandes explorações. Ainda há suicídios no mundo agrícola.

O que é que mudou nas empresas?
A organização do trabalho. Para nós, clínicos, o que mudou foram principalmente três coisas: a introdução de novos métodos de avaliação do trabalho, em particular a avaliação individual do desempenho; a introdução de técnicas ligadas à chamada “qualidade total”; e o outsourcing, que tornou o trabalho mais precário.

A avaliação individual é uma técnica extremamente poderosa que modificou totalmente o mundo do trabalho, porque pôs em concorrência os serviços, as empresas, as sucursais – e também os indivíduos. E se estiver associada quer a prémios ou promoções, quer a ameaças em relação à manutenção do emprego, isso gera o medo. E como as pessoas estão agora a competir entre elas, o êxito dos colegas constitui uma ameaça, altera profundamente as relações no trabalho: “O que quero é que os outros não consigam fazer bem o seu trabalho.”

Muito rapidamente, as pessoas aprendem a sonegar informação, a fazer circular boatos e, aos poucos, todos os elos que existiam até aí – a atenção aos outros, a consideração, a ajuda mútua – acabam por ser destruídos. As pessoas já não se falam, já não olham umas para as outras. E quando uma delas é vítima de uma injustiça, quando é escolhida como alvo de um assédio, ninguém se mexe…

Christophe de Dejours, in Público.