quinta-feira, julho 08, 2010

Elucidativos, os comentários a esta notícia

Via o Setubalense:
"Tribunal suspende autorização para instalação da Decathlon em Setúbal
(...)
A Quercus salienta que "ficou provado em tribunal que, dada a existência de um povoamento de sobreiros existem outras alternativas que poderão ser equacionadas pela contra-interessada (Decathlon) e ponderadas pela administração".
(...)
A Quercus afirma que "não está contra a instalação da Decathlon em Setúbal, mas deve ser devidamente estudada a sua localização, podendo eventualmente a própria Unidade Comercial ou Loja Decathlon ser localizada dentro da área urbana de Setúbal, requalificando edifícios degradados e promovendo o emprego na cidade, em vez de se efectuar uma expansão da malha urbana de forma casuística e sem qualquer planeamento integrado"."

Não consigo perceber exactamente onde, "dentro da área urbana de Setúbal", se poderia localizar uma plataforma logística ("Centro de Aprovisionamento Logístico") e acomodar toda a previsível movimentação de veículos pesados. Mas a estes "melancias" (verdes por fora e vermelhos por dentro) nada importa. Nem o facto de milhares de novos sobreiros e de hectares terem sido plantados na última década significando um crescimento e rejuvenescimento florestal imenso. Que tenha dado conta, nas zonas que conheço, não recordo nenhuma participação dos seus dirigentes (setubalenses, por infelicidade da cidade) ou do dinheiro dos seus bolsos na altura de arrancar estevas ou cortar silvados pelo meio dos novos montados.
Por enquanto conseguiram atrasar, de forma talvez definitiva, a criação de empregos que Setúbal tanto precisa.