segunda-feira, maio 01, 2006

Foi há 120 anos

Example

Recordar Haymarket, o 1.º de Maio de 1886, início da greve geral dos trabalhadores americanos pela jornada de trabalho de oito horas.
No dia 4 de Maio, sindicalistas membros da influente IWPA (Anarchist International Working Peoples' Association) organizaram uma concentração em Haymarket (chicago) para protestar contra a repressão policial, que dois dias antes tinha causado a morte a dois grevistas e ferimentos em muitos outros (South Side). Durante a intervenção policial que se seguiu, na tentativa de pôr cobro à manifestação, uma bomba explodiu, ceifando a vida quer de polícias quer de manifestantes.
A acusação recaiu sobre os organizadores do protesto, os dirigentes anarquistas August Spies, Albert Parsons, Adolph Fisher, George Engels, Louis Lingg, Miguel Schwab, Oscar Neebe e Samuel Fielden. Num processo judicial feito mais para anatemizar o movimento grevista do que para apurar a verdade, August Spies, Albert Parsons, Adolph Fisher, George Engels foram sentenciados com a pena de morte e enforcados a 11 de Novembro de 1887. O processo acabou por ser reaberto mais tarde e terminou com a condenação do Estado(1889).
Em homenagem às lutas laborais dos trabalhadores de Haymarket, a II Internacional proclamou, em Paris, o 1.º de Maio como “Dia Internacional do Trabalho", mais tarde conhecido como o “Dia do Trabalhador”.

“The time will come when our silence will be more powerful than the voices you strangle today."