terça-feira, novembro 30, 2004

Rescaldo da jornada

Ontem à noite o Vitória perdeu 0-1 com o campeão europeu.
Custou perder assim. O golo do Porto foi marcado pelo Jorge Costa que bem podia ter sido expulso mais cedo, tal a quantidade de faltas que fez. Parece-me que está na curva descendente das suas capacidades físicas, embora, como me dizia uma adepta sentada no banco atrás de mim, seja dos poucos que hoje em dia sua a camisola por amor ao clube onde joga.
Este ponto leva-nos ao Jorginho. Se já tem contrato com outro clube, se os dirigentes do Vitória já sabem disso, se por isso diminuiu o seu empenho e esforço, se nos últimos jogos tem sido frustante ver como se agarra à bola para a perder de seguida (os treinadores adversários já perceberam que uma marcação mais dura e em cima resulta), então talvez seja altura de alterar a forma de jogar da equipa. A insistência em fazer passar a bola por ele, fez parar vários ataques da equipa, principalmente na 2ª parte (esteve melhor na 1ª). Apesar de tudo, deu trabalho suficiente a Jorge Costa - levando-o à expulsão. Talvez o problema seja o grau de exigência dos adeptos (e o meu, em particular), que já lhe viram mais empenho e rapidez de execução no ínicio da época.
Uma palavra de apreço para Marco Tábuas ( apesar das dificuldades nas bolas altas) que fez várias excelentes defesas e para o incansável Manuel José, que me parece ser o jogador vitoriano actualmente em melhor forma.

Mais um comentário para a atitude dos adeptos portistas. Como é normal, cantaram alto para encorajar a sua equipa. Mas quando os vitorianos começaram a gritar pelo Vitória, assobiaram repetidamente os cânticos sadinos. Ainda tiveram pulmões para o habitual cântico de injúria ao Benfica. Embora não tenha a mínima simpatia pelos encarnados, pareceu-me despropositado. Foi pena, a falta de fair-play e de respeito pelo VFC que estas pessoas demonstraram. Por coisas destas é que prefiro os jogos entre equipas mais pequenas, em que os adeptos normalmente respeitam as equipas e os adeptos adversários.