quarta-feira, fevereiro 02, 2005

A Entrevista do Rosas

O Luís continua a centrar-se nas supostas ideias totalitárias de que seria portador Fernando Rosas, na qualidade de cabeça de lista do BE pelo círculo de Setúbal.
Eu, pela minha parte, não quero debruçar-me sobre genealogias ideológicas, mas sim sobre propostas para a região onde vivo. No que a estas diz respeito, destaco a criação de uma comunidade territorial para as questões dos transportes e do ambiente. Parece-me uma boa ideia atendendo à necessidade de concertação de esforços que extravasam a esfera de acção dos municípios considerados individualmente. Os transportes só podem responder com mais eficácia às populações do distrito se estiverem integrados numa estrutura deste tipo, que não se reja por uma lógica de lucro a curto prazo, mas que tenha em conta as realidades sociais desta região e a sua articulação com Lisboa.
Neste sentido, é bem-vindo o eixo ferroviário Barreiro-Chelas, com a aposta nos comboios suburbanos de qualidade à disposição dos utentes. Transportes que representem ganhos de energia e qualidade ambiental iriam melhorar, e muito, a qualidade de vida dos habitantes do nosso distrito.