terça-feira, março 15, 2005

Atestados de Menoridade

Mesmo sendo juridicamente automático, o regresso de Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal de Lisboa não deixará causar problemas ao PSD. Desde logo, pela incerteza quanto ao futuro de uma hipotética recandidatura . Além disso, constitui um atestado de menoridade passado aos eleitores lisboetas, que em muito facilitará a vida à oposição camarária.
Em matéria de atestados de menoridade, não ficamos por aqui : também os farmacêuticos nos vieram alertar para os riscos da venda livre de medicamentos, ou seja, para a nossa falta de discernimento em adquirir uma aspirina num qualquer supermercado. Eu, pela minha parte, experimentei, na Holanda, as vantagens dessa venda livre, ao comprar uma caixa de pastilhas para alívio das dores de garganta.
Na questão dos referendos há igualmente um subtexto de menoridade da nossa condição, pois seríamos incapazes de distinguir uma eleição de uma proposta referendária; mais uma vez, o nosso discernimento, coitado, ficaria afectado por termos de colocar duas cruzes em vez de uma só.
Creio haver equivalência cultural em todos estes exemplos, traduzida na ideia de que os portugueses são incapazes de decidir por si ou de fazer escolhas racionais.