terça-feira, março 01, 2005

Os Liberais e o Ambiente

Ao contrário do que dizem os liberais, o ambiente é uma questão demasiado séria para ser deixada apenas aos proprietários. Com efeito, a lógica do lucro não tem em conta a necessidade de preservação dos ecossistemas, por vezes frágeis, o horizonte de médio/longo prazo, o legado às gerações vindouras.
É por isso fundamental a existência de uma entidade reguladora de protecção ambiental, no que isso tem de tentativa de salvaguarda do equilíbrio ecológico e da protecção das paisagens.
Vejamos um exemplo didáctico : alguém possui um terreno com potencialidades agrícolas, mas que gerará um lucro maior se for vendido a um construtor. Aqui o factor ambiente pesará pouco ou nada. E inúmeros casos haveria se fosse possível afectar todo e qualquer tipo de terreno para a construção, principal fonte de lucro nas áreas metroplitanas e zonas turísticas do nosso litoral.
A regulação da administração local e central é pois imperiosa. Com isto não quero dizer que os proprietários não tenham um papel a desempenhar na preservação do meio ambiente. Lembro por exemplo que a maior parte da mancha florestal do país é propriedade de particulares. O papel destes deve ser subsidiário das entidades estatais.