terça-feira, abril 26, 2005

Sim Alteza, mas...

"«Nas democracias, a opinião pública funciona, mas se as pessoas preferirem estádios de futebol, estradas e casas da música, não há dinheiro para recuperar o património», afirmou D. Duarte Pio, no sábado, durante uma visita ao Convento de Jesus. O Duque de Bragança associou-se à concentração convocada pelo recém-criado “Movimento de Defesa do Convento de Jesus” (MDCJ), que juntou perto de uma centena de pessoas." Região de Setúbal

Sua alteza real tem razão ao pressupor que deveria haver limites aos gastos públicos, tendo em conta o seu custo de oportunidade. Mas não é essa a prática, republicana e monárquica, de o estado em tudo se envolver e sobre tudo se responsabilizar. Há muitos gastos ("estádios de futebol" e "casas da música") que são bons exemplos de áreas que deviam ser deixadas aos privados (clubes, organizações de artistas, de espectadores ou empresários) para que aí investissem, tendo a liberdade de controlar os custos e fixar os preços.
Abundam também os exemplos de monumentos históricos preservados pelo investimento privado, como o caso das pousadas históricas. Estes não são donos ausentes e desinteressados pelo seu património.